Acção de Capacitação TIC de Docentes do ISCED/Huíla
na Introdução à Metodologia de Ensino via internet
1. Identificação da Acção
|
||
1.1
|
Enquadramento
da acção
|
Projecto ATICLEF (Aplicação de TICs às Línguas e Engenharia de formação)
do Centro de Investigação Científica do ISCED/Huíla
|
1.2
|
Justificação
|
A criação do
Campus virtual para o Ensino à Distância do ISCED/Huíla, proposta à
Instituição pelo Projecto ATICLEF, deverá passar por quatro (4) fases:
1ª Instalação e apresentação da Plataforma de formação à distância via internet;
2ª Formações, à gestão e
utilização da Plataforma, destinadas aos Técnicos informáticos e Docentes,
respectivamente;
3ª Experimentação de
aulas à distância com grupos de estudantes em algumas
cadeiras de cursos do ISCED/Huíla;
4ª Avaliação da acção.
A presente proposta de acção visa a implementação da
2ª fase do Micro-projecto sobre a criação do Campus virtual acima referido.
|
1.3
|
Autor da proposta
|
Prof. Doutor Matondo Kiese Fernandes, Docente Investigador principal do
Projecto ATICLEF
|
1.4
|
Objectivos fundamentais
|
§ Iniciar Docentes
universitários na utilização de uma Plataforma de Ensino via Internet;
§ Possibilitar a
aquisição de técnicas de edição de conteúdos, concepção de exercícios
interactivos, publicação e gestão de actividades numa plataforma de Ensino
via internet.
|
2. Público-alvo
|
||
2.1
|
Beneficiários da formação
|
§
Grupo piloto p/ implementação do Ensino à
Distância no ISCED/Huíla
|
2.2
|
Profissão dos componentes do grupo
|
§
Docente Universitário
|
2.3
|
Composição do grupo
|
§ 10 Docentes
|
2.4
|
Pré-requisitos
|
§ Ter prática mínima de utilização de um computador
|
3. Organização da
formação
|
||
3.1
|
Duração
|
§ 15 Dias:
o Iniciação às aplicações de uma plataforma: 5 dias;
o Técnicas de edição, publicação e gestão de actividades numa plataforma: 10 dias.
|
3.2
|
Modalidades de formação
|
§ OT (Orientação teórica);
§ TP (Trabalho prático);
§ TD (Trabalho dirigido).
|
3.3
|
Modalidades de acompanhamento
|
§ Acompanhamento colectivo e personalizado
§ Tutoria pedagógica e tecnológica em presencial e à distância
|
3.4
|
Modalidades de avaliação
|
§ Actividades de auto-avaliação
§ Observação avaliativa de TP em presencial e à distância
§ Verificação de competências através de TD
|
4. Grandes linhas do programa da formação
|
||
4.1
|
Iniciação à utilização de uma Plataforma de
Ensino via internet
|
§
Básico da navegação na internet
§
Características das aplicações de uma plataforma
§
Movimentação de documentos: carregamento/envio de
ficheiros
§
Meios de comunicação activáveis numa plataforma
§
Particularidades do cenário pedagógico:
interacção Professor-Estudante.
|
4.2
|
Concepção, Edição, publicação e gestão de
actividades na Plataforma
|
§ Características
da função de Formador numa plataforma
§ Edição,
publicação de conteúdos e outras informações
§ Concepção de
exercícios interactivos e outras actividades
§ Gestão de
actividades pedagógicas e assuntos administrativos
§ Acompanhamento
de estudantes à distância.
|
5. Condições p/ a
realização da formação
|
||
5.1
|
Condições materiais indispensáveis
(Condições existentes na Instituição ou já solicitadas)
|
§
1 Espaço
cibernético para a formação (Plataforma instalada na internet)
§
1 Sala c/ 10 Computadores conectados à internet
§
1
Videoprojector
|
5.2
|
Condições humanas necessárias
(Condições existentes na Instituição)
|
§
2 Formadores
c/ práticas na matéria de utilização de plataformas de Ensino via internet
|
5.3
|
Condições financeiras mínimas
|
§ De acordo c/ os custos do serviço pedagógico
|
6. Custos do serviço
pedagógico
(Subsídios p/ os Formadores)
|
|||||||
|
Natureza da Formação
|
Horas de
Formação
|
Unitário
|
Nº de Formadores
|
Total
|
|
|
Horas/
dia
|
Horas/
totais
|
||||||
6.1
|
Iniciação à utilização de uma
Plataforma de Ensino via internet
|
6h
|
6h x 5 dias = 30h
|
35$/h
|
2
Formadores
|
35$ x 30h = 1050$
x 2 =
2.100$
|
|
6.2
|
Edição de conteúdos, concepção de
exercícios interactivos, publicação e Gestão de actividades numa Plataforma
de
Ensino via internet
|
6h x 10 dias = 60h
|
35$ x 60h = 2100$
x2 =
4.200$
|
||||
Total custos do serviço pedagógico: 6.300 USD
|