segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Apresentação da Acção de formação de Docentes do ISCED


Acção de Capacitação TIC de Docentes do ISCED/Huíla
na Introdução à Metodologia de Ensino via internet


1. Identificação da Acção
1.1
Enquadramento
da acção
Projecto ATICLEF (Aplicação de TICs às Línguas e Engenharia de formação) do Centro de Investigação Científica do ISCED/Huíla
1.2
Justificação
A criação do Campus virtual para o Ensino à Distância do ISCED/Huíla, proposta à Instituição pelo Projecto ATICLEF, deverá passar por quatro (4) fases:

Instalação e apresentação da Plataforma de formação à distância via internet;
Formações, à gestão e utilização da Plataforma, destinadas aos Técnicos informáticos e Docentes, respectivamente;
Experimentação de aulas à distância com grupos de estudantes em algumas cadeiras de cursos do ISCED/Huíla;
Avaliação da acção.
A presente proposta de acção visa a implementação da 2ª fase do Micro-projecto sobre a criação do Campus virtual acima referido.

1.3
Autor da proposta
Prof. Doutor Matondo Kiese Fernandes, Docente Investigador principal do Projecto ATICLEF
1.4
Objectivos fundamentais
§  Iniciar Docentes universitários na utilização de uma Plataforma de Ensino via Internet;
§  Possibilitar a aquisição de técnicas de edição de conteúdos, concepção de exercícios interactivos, publicação e gestão de actividades numa plataforma de Ensino via internet.
 
2. Público-alvo
2.1
Beneficiários da formação
§  Grupo piloto p/ implementação do Ensino à Distância no ISCED/Huíla
2.2
Profissão dos componentes do grupo
§  Docente Universitário
2.3
Composição do grupo
§  10 Docentes

2.4
Pré-requisitos
§  Ter prática mínima de utilização de um computador
 
3. Organização da formação
3.1
Duração
§  15 Dias:
o  Iniciação às aplicações de uma plataforma: 5 dias;
o  Técnicas de edição, publicação e gestão de actividades numa plataforma: 10 dias.
3.2
Modalidades de formação
§  OT (Orientação teórica);
§  TP (Trabalho prático);
§  TD (Trabalho dirigido).
3.3
Modalidades de acompanhamento
§  Acompanhamento colectivo e personalizado
§  Tutoria pedagógica e tecnológica em presencial e à distância
3.4
Modalidades de avaliação
§  Actividades de auto-avaliação
§  Observação avaliativa de TP em presencial e à distância
§  Verificação de competências através de TD

 
4. Grandes linhas do programa da formação
4.1
Iniciação à utilização de uma Plataforma de Ensino via internet
§  Básico da navegação na internet
§  Características das aplicações de uma plataforma
§  Movimentação de documentos: carregamento/envio de ficheiros
§  Meios de comunicação activáveis numa plataforma
§  Particularidades do cenário pedagógico: interacção Professor-Estudante.
4.2
Concepção, Edição, publicação e gestão de actividades na Plataforma
§  Características da função de Formador numa plataforma
§  Edição, publicação de conteúdos e outras informações
§  Concepção de exercícios interactivos e outras actividades
§  Gestão de actividades pedagógicas e assuntos administrativos
§  Acompanhamento de estudantes à distância.
 
5. Condições p/ a realização da formação 
5.1
Condições materiais indispensáveis
(Condições existentes na Instituição ou já solicitadas)
§  1 Espaço cibernético para a formação (Plataforma instalada na internet)
§  1 Sala c/ 10 Computadores conectados à internet
§  1 Videoprojector
5.2
Condições humanas necessárias
(Condições existentes na Instituição)
§  2 Formadores c/ práticas na matéria de utilização de plataformas de Ensino via internet

5.3
Condições financeiras mínimas
§  De acordo c/ os custos do serviço pedagógico
 
6. Custos do serviço pedagógico
 (Subsídios p/ os Formadores)



Natureza da Formação
Horas de
Formação


Unitário

Nº de Formadores


Total


Horas/
dia

Horas/
totais
6.1
Iniciação à utilização de uma Plataforma de Ensino via internet




6h

6h x 5 dias = 30h



35$/h


2
Formadores
35$ x 30h = 1050$ x 2 =
2.100$
6.2
Edição de conteúdos, concepção de exercícios interactivos, publicação e Gestão de actividades numa Plataforma de
Ensino via internet



6h x 10 dias = 60h


35$ x 60h = 2100$ x2 =
4.200$
Total custos do serviço pedagógico: 6.300 USD